O que é a APECEF

A APECEF, Associação para a Educação, Cultura e Formação, é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), fundada em 2001 para promover a excelência na educação, com uma forte consciência social.

A sua primeira missão consubstanciou-se na fundação do Colégio de S. Tomás, em 2003, confirmada e alargada pelas responsabilidades assumidas no Colégio de S. José do Ramalhão em 2013.

Um dos fins da Associação é “A promoção e o desenvolvimento de ações destinadas ao incentivo e ao apoio educativo-pedagógico a crianças e jovens provenientes de meios social e culturalmente carenciados e à motivação dos mesmos para critérios curriculares de excelência.” (in Estatutos APECEF, Nov. 2015)

Fundar o Colégio de S. Tomás implicou a elaboração de uma proposta educativa e curricular e providenciar a integração de alunos em circunstâncias de vida variadas. Para as famílias com carências económicas, o Colégio criou um Programa de Bolsas, atribuindo-lhes valores de propinas significativamente mais baixos que os praticados para a média dos alunos.

No fim de 2015 a APECEF, em conjunto com a Universidade Lusíada de Lisboa, propôs aos seus professores e educadores uma Pós-graduação em Matemática, Literatura e Cultura para o Ensino, concebida para trabalhar as componentes específicas fundamentais, complementando-as com temas transversais culturais e educacionais essenciais para o trabalho do docente.

Mais recentemente, a APECEF, em parceria com a União Europeia e no âmbito do Programa Erasmus+, lançou o SETUPROJECT, um projecto internacional visando a implementação de um Curso de Formação Profissional que se diferencia pela forte componente tecnológica e pela aprendizagem dentro dos contextos organizacionais internacionais, numa óptica de learning by doing.

CORPOS SOCIAIS

A Assembleia Geral:

A Direcção:

O Conselho Fiscal: